top of page

Curso de atualização para professores de Espanhol

  • Sammara Jericó
  • 4 de jul. de 2016
  • 3 min de leitura

Mesa de honra do curso de Capacitação em Espanhol

"A Universidade Estadual do Piauí sempre está cumprindo com seu papel, pois ela contribui para a formação dos nossos professores no sentido de atender o cliente mais especial do Estado, que são nossos alunos da rede estadual", afirmou o Superintendente de Estado da Educação e Cultura (SEDUC) , Professor Carlos Alberto Pereira da Silva, no X Curso de Capacitação e Atualização para Professores de Espanhol do Estado do Piauí.

O curso começa hoje, dia 04 de Julho, e segue até o dia 08 nas dependências da Universidade Estadual do Piauí, Campus Torquato Neto. Segundo a organização do evento foram ofertadas 80 vagas para os professores da rede estadual e para docentes do Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UESPI), e como a procura foi maior, eles tiveram quer aumentar mais 20 vagas para atender a demanda.

professores da rede estadual do NEAD-UESPI aprendem novas metodologias da língua espanhola

A programação do curso, que tem carga horária de 40h, foi dividida em dois grupos para atender aos objetivos de aplicar de forma prática os conhecimentos adquiridos, melhor desenvolver as estratégias para trabalhar na aula as destrezas de leitura, compreensão auditiva, expressão escrita e expressão oral, trabalhar a inteligência emocional, além de conhecer aspectos básicos da cultura espanhola atual e as novas ferramentas digitais para o ensino de espanhol.

O curso de capacitação é organizado pelo Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL-UESPI), em parceria com a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Piauí (APEEPI), Consejeria de Educación da Embaixada de Espanha no Brasil, a Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC) e o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE-UESPI).

"Sempre os cursos são feitos aqui na UESPI, porque somos nós que formamos os professores de língua espanhola do Estado e depois temos o cuidado de realizar diversos cursos para capacitar de novo esses docentes, com isso, eles vão aprender o que há de conteúdo e metodologias mais atuais da língua espanhola para serem compartilhados com os alunos", explicou a Coordenadora do evento e Presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Piauí, a Professora Margareth Torres de Alencar Costa, além de ser a Diretora do CCHL da universidade.

De acordo com o Prof. Carlos Alberto, o Piauí tem ainda uma carência de professores de espanhol e de outras línguas estrangeiras nas escolas da rede estadual porque são mais de 600 escolas em todo o estado, por isso que a UESPI é tão importante para a SEDUC, para os alunos e para o Piauí de forma geral, pois ela ajuda na formação de futuros profissionais.

"A UESPI foi, é e sempre será uma grande parceira da SEDUC, porque ela é um instrumento de formação superior e continuada do nosso estado. Essa é a missão da UESPI, uma instituição do Piauí que já formou mais de meio milhão de pessoas. Por isso que estamos sempre intensificando essas parcerias para que juntos possamos resolver os problemas e os desafios do estado, além de desenvolvê-lo e torná-lo rico tanto em finanças como em conhecimento", finalizou o Prof. Carlos Alberto.

A UESPI é responsável pelo ensino superior de espanhol em todo o estado. "A UESPI sempre está de portas abertas para eventos como esse de capacitação dos docentes de língua espanhola. Todos os professores que estão em sala de aula foram formados pela UESPI, tanto na capital, como no interior. Portanto, para mim, o curso de espanhol, na modalidade presencial e a distância, da UESPI é o melhor do Brasil em formação de professores", concluiu a Professora Margareth Torres.

UESPI terá curso de Mestrado Profissional em Espanhol

Durante a abertura do evento, o Prof. Carlos Alberto noticiou que a CAPES ( Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), disponibilizou oito cursos de Mestrado para a SEDUC e um deles poderá ser o de Mestrado Profissional em Espanhol.

Professora Margareth Torres confirma que já tem um projeto de Mestrado para apresentar a SEDUC

Para a Professora Margareth Torres existe viabilidade porque o projeto já está quase pronto. "Se o senhor, professor Carlos Alberto, quiser, eu já entrego no final deste evento, pois já há alguns anos, nós, professores de espanhol do CCHL, estamos trabalhando nisso para oferecer uma capacitação em nível de Mestrado. Tenho certeza de que teremos êxito nesse novo desafio", finalizou.

 
 
 

Comments


LIFE
 

Laboratório Interdisciplina de Formação de Educadores (LIFE) para a Universidade Estadual do Piauí (UESPI),  envolve cursos de Licenciatura ofertados pelo Centro de Ciências  Humanas e Letras (CCHL), Núcleo de Educação a Distância (NEAD), PARFOR e o curso de Bacharelado em Comunicação Social.

 

O objetivo do LIFE  é articular  as áreas do conhecimento , promovendo a comunicação  e a interação  entre os curso de licenciatura do CCHL, PARFOR, NEAD e o curso de Comunicação Social da UESPI.

 

 POSTS recentes: 
 Procurar por TAGS: 

© 2015 por LIFE. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page