Colóquio de Estudos Hispânicos da UESPI tem presença de pesquisadores de 16 países
- Jhayson Phillipe
- 4 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
O II Colóquio do Núcleo de Estudos Hispânicos da UESPI (Universidade Estadual do Piauí), com o tema "Americanidades" teve início nesta quinta (03), na Universidade Federal do Piauí - UFPI. Este ano, o evento foi imerso no II Congresso Internacional de História e Literatura Latino Americana e Caribenha, que teve como tema "A História na Literatura e a Literatura na História", organizado pelo Mestrado em História e em Letras da UFPI.

Vários alunos, professores e pesquisadores participam do encontro que reuniu UESPI e UFPI
A mesa de abertura do evento contou com a presença das seguintes autoridades: Diretora do Núcleo de Estudos Hispânicos da UESPI, Profa. Dra. Margareth Torres, organizador do Congresso, Prof. Esp. Josinaldo Oliveira (UESPI), Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa - FAPEPI, Francisco Guedes, Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, Coord. Mestrado em Letras da UFPI, Sebastião Lopes, Coord. Mestrado em História, Francisco de Assis Nascimento, líder do grupo de pesquisa Teseo, el laberinto y su nombre, Prof. Dr. Alcione Alves e o Vice Presidente da Associação de Historiadores Latinoamericanos e do Caribe - ADHILAC, Prof. Dr. Jorge Enrique Caro (Universidad del Magdalena - Colombia).

Mesa de abertura do Congresso e Colóquio Internacional de Estudos Hispânicos
Logo após o início do evento, a primeira conferência tratou da temática La poética y la prosa producida por escritores latinoamericanos y caribeños, moderada pelo Prof. Dr. Sebastião Lopes e discutida pelos Professores Jorge Enrique Caro, Carlos Capellino (Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas - Peru) e Margareth Torres (UESPI).

Profa Dra. Margareth Torres, líder do Núcleo de Estudos Hispânicos contribui com o evento

Presidente da FAPEPI, Francisco Guedes prestigiou o evento

Prof. Dr. Jorge Enrique Caro é Vice Presidente da ADHILAC

Prof. Esp. Josinaldo Oliveira é um dos organizadores do evento
Em seguida, no começo da tarde, começaram as apresentações de trabalhos, que ficaram divididos em 28 mesas temáticas, contendo de 4 a 5 trabalhos em cada uma. Ao todo, 16 nacionalidades se fizeram presentes em Teresina. São pesquisadores dos seguintes países além do Brasil: Chile, Colombia, Porto Rico, República Dominicana, Equador, Peru, Estados Unidos, México, Costa Rica, Argentina, Cuba, Espanha, Venezuela, Uruguai e Dinamarca.

Várias nacionalidades e culturas presentes no momento para debater a história e cultura da língua hispânica
O Congresso, juntamente do Colóquio, continuam até o sábado (05), com vasta programação que pode ser visto através do blog do evento clicando aqui.
コメント