LIFE promove cursos e discussões diferenciadas sobre métodos de ensino e aprendizagem
- Jhayson Phillipe / Sammara Jericó
- 26 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Os programas desenvolvidos no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE, através do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e financiado pela Coordenação de de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, tem como objetivo dinamizar e dar outra roupagem às atividades ligadas a docência e dentro da universidade um dos principais parceiros é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID.
O primeiro curso promovido pelo LIFE foi o Curso Básico de Informática para colaboradores do Núcleo de Educação a Distância - NEAD e Técnicos da UESPI, onde muitos profissionais puderam aprender a dominar os softwares básicos do Windows e se reciclarem quanto ao programas que se atualizam periódicamente.
O segundo curso foi "O texto poético em sala de aula: do cordel ao hip hop", que trouxe a temática para bolsistas do PIBID e que também foi aproveitado pelos estudantes do Curso de Letras Português, De acordo com com a Coordenadora do curso, professora Doutora Stela Viana, a ideia era levar a Literatura e outros temas atuais e interessantes para os os alunos da Educação Básica. "Nós consiguimos aproximar os alunos da literatura porque usamos uma linguagem que consegue atingir com mais facilidade esse público, que foi a arte do repente e do rap", afirmou a Professora.
O sucesso do Curso de Extensão gerou o Fórum - Poesias orais populares, que reuniu no último sábado (22), no auditório central da UESPI, vários poetas violeiros e uma das pesquisadoras mais renomadas na área, a Profa. Dra. Beliza Aurea, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, e seu orientando no Mestrado, Edmilson Ferreira, um dos maiores repentistas do país.
"Um dos meus objetivos é transformar esses fóruns em algo muito maior, em algo regional ou nacional, onde todas as intituições de ensino superior possam abraçar a temática e assim gerar novas perspectivas de pesquisa e de valorização", afirmou a convidada do evento, prof. Dra. Beliza Aurea.

Pesquisadores, estudantes e o público em geral participou, no auditório central da UESPI, do encontro entre violeiros, repentistas com quem fazia rip rop.
Violeiros do Piauí e de outros Estados se juntaram com àqueles que trabalham com rap em Teresina o que provocou muitos debates acadêmicos, que serviram tanto para quem já pesquisa como para quem quer pesquisar as duas áreas. "Foi um grande encontro. Estamos muito satisfeitos com o resultado e só tenho a agradecer a participação de todos nesse projeto que abriu outras portas para a academia", finalizou a professora Stela Viana.

Edmilson Ferreira é um dos mais renomados nomes do repente, enquanto Jeferson Silva está iniciando sua carreira
Commentaires