top of page

Projeto de extensão desenvolvido no LIFE promove prática aos alunos do PIBID

  • Jhayson Phillipe / Elias Monteiro
  • 20 de ago. de 2015
  • 2 min de leitura

A poesia ganhou uma roupagem inovadora através do Projeto de Extensão "O texto poético em sala de aula: do cordel ao hip hop" idealizado pela professora Stela Viana. O curso foi ofertado aos alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID e além de teoria, ele também trouxe a prática através de repentistas e grupos de Hip Hop.


O repentista Aureliano Santos, que faz parte da Associação dos Violeiros do Piauí, participou do curso expondo sua técnica de cantador aos alunos e se disse feliz por está dividindo o espaço com os rapazes do hip hop. "Assim como nós, os meninos vêm desempenhando um bom papel na sociedade. Imagino que sejam trabalhos iguais e sociais, o que difere são os estilos", pontuou o repentista.


O aluno Leandro Sousa, que participou na organização do projeto por pesquisar a temática do hip hop, destacou que vem realizando junto com seus colegas do grupo Ministério Anjos das Nações um trabalho social para tirar a imagem ruim que muitos têm sobre o ritmo do rap. "Além desse trabalho na Universidade, também o realizamos nas escolas, como forma de incentivar a cultura e mostrar que o rap não é o que muitos dizem ou marginalizam", explicou o discente de Letras Português.


A professora Stela Viana, enfatiza que sua tese de doutorado foi voltada para a temática do cordel, onde envolvia o repente e seus personagens, trabalhando o texto desenvolvido por eles nas cantorias. "Minha tese de doutorado foi voltada para esta temática e agora estamos tentando mudar a forma de trabalhar em sala de aula o texto poético, pois muitas vezes os alunos se dispersam e tanto o cordel como o hip hop estão mais próximos do público jovem, fazendo com que tenham mais atenção às aulas", finaliza a autora do projeto.


Participação da Prof. Stela Viana, do cordelista Aureliano Santos e do aluno e cantor de Hip-hop,

Leandro Sousa. A entrevista foi concedida ao Programa Boa Tarde Piauí com

apresentação do Jornalista José Gomes, dia 13/08/2015.

 
 
 

Comments


LIFE
 

Laboratório Interdisciplina de Formação de Educadores (LIFE) para a Universidade Estadual do Piauí (UESPI),  envolve cursos de Licenciatura ofertados pelo Centro de Ciências  Humanas e Letras (CCHL), Núcleo de Educação a Distância (NEAD), PARFOR e o curso de Bacharelado em Comunicação Social.

 

O objetivo do LIFE  é articular  as áreas do conhecimento , promovendo a comunicação  e a interação  entre os curso de licenciatura do CCHL, PARFOR, NEAD e o curso de Comunicação Social da UESPI.

 

 POSTS recentes: 
 Procurar por TAGS: 

© 2015 por LIFE. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page