Simpósio de Crítica Genética traz o debate sobre o universo cultural do aluno
- Elias Monteiro
- 26 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
Na tarde de ontem 25, foi realizado um encontro com o Prof. Dr. Eduardo Calil, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), para a Conferência intitulada “Autoria, criação textual e rasura: a gênese do manuscrito escolar e o universo cultural do aluno”. O evento ocorreu no Auditório do Núcleo de Educação a Distância – Nead/UESPI

Na oportunidade, o Professor exaltou a importância do encontro para os professores e alunos desta IES, pois ambos, no âmbito da pesquisa, realizam diversas experiência com as crianças que mostram formas e atitudes espontâneas no decorrer do processo de captação da escrita inicial na vida desses pequenos estudantes.
O Professor Franklin ressaltou a importância do evento, onde professores e alunos do NEAD, gratuitamente, através dessa conferência conseguem adquirir mais experiências com professores no nível do Dr. Eduardo Calil. "Para o NEAD não foi diferente pois trouxemos para dentro do núcleo experiências que vão enriquecer ainda mais cada estudante e professor dos cursos de Letras e Pedagogia, pois os trabalhos desenvolvidos por Calil são trabalhos que demonstram o início da vida escolar de crianças com suas respostas aos estímulos das metodologias aplicadas em sala de aula", explicou.
Para a aluna de Letras português, Roberta Brandão, "essas experiências transmitidas pelo Professor Eduardo Calil nos faz entender mais o universo educacional infantil, pois dentro desse universo existe suas peculiaridades e mostra que as crianças são bastantes criativas", afirmou.
Segundo a Professora Rosângela do NEAD, essa oportunidade ajuda outros professores, que vão ter a oportunidade de conhecer outras e novas metodologias aplicadas ao ensino infantil. "Isso nos ajuda também nas práticas de pesquisas escolares, pois nosso trabalho nas especializações também nos remete ao contato direto com educadores infantis. E de norte a sul do Estado especializamos professores que lidam diariamente com essa linha de ensino e isso nos tornam mais conhecedores da área", concluiu a Professora.
A iniciativa do evento é da Profa. Dra. Márcia Edlene Mauriz, Coordenadora da Especialização em Língua Portuguesa, do Nead/Uespi. O evento fez parte do Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia, que acontece entre os dias 24 e 26 de agosto.




Commentaires