Polo de Simões reúne centenas de pessoas em projeto que aproxima UESPI e a comunidade
- Sammara Jericó
- 17 de mar. de 2016
- 4 min de leitura

"Mãos Dadas - universidade parcerira da comunidade". Esse é o nome do projetro criado no Polo EaD de Simões, a 417 Km de distância de Teresina, e executado nos dias 07 a 12 de Março. O projetro tem como parceiros o Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) e o Núcleo de Educação a Distância, o NEAD/UESPI.
De acordo com a Coordendora do Polo, Profesora Maria do Socorro Bento Reis de Carvalho, foi uma semana movimentada, com toda a população da cidade participando e compreendendo que somente a união de todos pode fazer a diferença para o desenvolvimendo da cidade e do Estado.
"O projeto de extensão tinha como objetivo comemorar os 10 anos de atuação do ensino a distância no Piauí e conseguimos fazer isso com topo o apoio da administração superior da UESPI, do Núcleo de Educação a Distância, o NEAD, dos professores, mas, quero dizer da minha grande felicidade de termos conseguido a participação de toda a comunidade da minha cidade. O lema do projeto era "as minhas, as suas, as nossas mãos fazendo acontecer" e eu quero dizer que conseguimos unir a universidade e a população. Estou muito feliz como docente, como educadora e mais feliz ainda pelo fato de estarmos de mãos dadas com a comunidade e juntos fizemos muitas ações positivas aqui nessa semana de evento e vamos continuar assim", afirmou emocionada a Coordendora e professora Dudu como é mais conhecida.
A programação do evento envolveu serviços, como a realização de exames laboratoriais, além de vários cursos e oficinas, como: curso de noções básicas de informática, oficina sobre a arte de contar histórias para crianças, a oficina sobre como montar uma empresa, oficinas relacionadasa produção de textos oficiais, leitura de textos literários, oficina de xadrez e oficina de teatro. Tudo foi realizado gratuitamente.
O polo de Simões possui 10 cursos de graduação EaD ofertados pela UESPI e pela Universidade Federal do Piauí. Segundo a professora Dudu, o polo recebe estudantes de vários municípios do Piauí e também alunois dos Estados do Ceará e Pernambuco.

Representantes da UFPI e UESPI estiveram no Polo de Simões para comemorarem os 10 anos do ensino a distância no Piauí
"Acreditamos muito no que fazemos aqui em Simões quanto a educação a distância e por isso, esse projeto de extensão vem para confirmar e fortalecer essa parceria com a comunidade. Oferecemos serviços gratuitos, cursos sobre os mais diferentes assuntos que são importantes para o desenvolvimento da nossa cidade, como empreendedorismo, informática, alimentação saudável, inclusão digital,a flora da nossa região, além de atividades lúdicas, como o curso de teatro, o xadrez. E no momento que o país luta com o mosquito da dengue, nós também realizamos campanhas de combate a esse mosquito. Foi uma atividade que todos nós que participamos, organização, professores que vieram para ministrar palestras, oficinas, cursos, os alunos e toda a comunidade, todos nós estamos muito felizes com o resultado", afirmou a Coordendora.

No encerramento, dia 12/03, vários profissionais que trabalharam e ainda trabalham na promoção do ensino a distância foram homenageados com umas placas comemorativas. Segundo a Coordendora do Polo, a homenagem é no sentido de reconhecer a importância das parcerias para a educação e, consequentemente, para o desenvolvimento da população e do Estado.

Na fotos ao lado, a Professora Dudu recebeu das mãos do Diretor do Campus de Picos, Professor Evandro Alberto de Sousa, do Gerente Pedagógico da UAB, Flaviano Moura, do Diretor do CEAD, Prof. Gildásio Guedes e do Reitor da UESPI, o Magnifício Prof. José Arimatéia Dantas Lopes, a placa de homenagem pelos trabalhos realizados a frente do Polo.

O Pró-Reitor da PROPLAN da Universidade Estadual do Piauí, prof. Raimundo Isídio, foi um dos homenageados pelos serviços prestados para o desenvolvimento do ensino a distância. Também recebeuram pela UESPI o Magnífico Reitor, Prof. Nouga Cardoso, a Vice-Reitora da UESPI, Professora Bárbara Melo.
Também receberam a placa de homenagem o Diretor do NEAD/UESPI, Prof. Vinícius Oliveira, o Diretor Adjunto do NEAD/UESPI, Prof. Arnaldo Brito e o Professor Valdinar Filho
EGRESSA DO CURSO DE PEDAGOGIA DE SIMÕES EMOCIONA TODOS OS PARTICIPANTES
A aluna Fabrícia Xavier, egressa do curso de Pedagogia de Simões e, atualmente, estudando o curso de Matemática do Polo de Jaicós, agradeceu os conhecimentos apreendidos no curso.
No seu depoimento, ela emocionou a todos os presentes quando contou o quanto a educação a distância promoveu grandes mudanças na vida dela.
"A EaD é tudo pra mim. O que aprendi no curso de Pedagogia me deu toda a base para ser a profissional que eu sou hoje. Atuo como Coordenadora pedagógica em uma escola e sei que posso conseguir ainda muito mais. Estou fazendo o curso de Matemática porque sempre tive esse sonho e como tenho certeza de que o ensino a distância do Piauí é de qualidade, então, eu sei que posso conquistar ainda muito mais. Agradeço a todos, agradeço aos professores, coordenadores, aos meus colegas de turma. Agradeço a Deus por ter aproveitado a oportunidade de estudar e estudar no EaD", finalizou.

Fabrícia Xavier formou-se em Pedagogia em Jaícos e agora estuda Matemática
também na modalidade EaD.
Confira mais fotos do Projeto "Mãos dadas - universidade parceira da comunidade".
Commentaires