top of page

Os 10 anos do NEAD sob o olhar de quem o ajudou a construir

  • Jhayson Phillipe
  • 28 de dez. de 2015
  • 4 min de leitura

Para contar uma história relacionada a alguma instituição, nada melhor do que falar com os representantes da mesma e saber cada detalhe. Foi o que fizemos para entender como foi fundado o Núcleo de Educação da Distância da Universidade Estadual do Piauí - NEAD/UESPI. Até então cinco professores passaram pelo cargo, a contar com o atual diretor.


Um dos prêmios conquistados pelo NEAD


Cada um contribuiu como pôde para fazer com que o NEAD, hoje, com 10 anos chegasse aos patamares alcançados. Em ordem, os representantes foram os Profs. Lourdes Salmito, Bárbara Melo, Márcia Percília, Margareth Torres e Vinicius Oliveira.


A Profa. Lourdes Salmito, assumiu a Diretoria, em 2005, trabalhando em parceria com a UFPI, IFPI E SEDUC, uma vez que a UESPI não podia concorrer ao edital da CAPES por não ser uma instituição federal. "Como não podiamos ofertar cursos, trabalhamos em parceria com a UFPI, que teve o direito de ofertar cursos. No primeiro momento nossa contribuição foi com colaboradores da UESPI, onde além de colaborarem com a EaD, muitos fizeram o curso ofertado pela UFPI", destaca a primeira Diretora.


Em seguida, a Profa. Dra. Bárbara Melo, atual Vice-Reitora da UESPI, foi a escolhida para promover a EaD, modalidade do qual a fez ter orgulho de ter ajudado a desenvolver, dirigindo a Educação a Distância entre 2009 e 2011. "Me orgulho muito da história do NEAD, pois o projeto de 10 anos atrás está florescendo e dando resultados. Vejo que houve um grande avanço do início até agora, porque começamos sem sede, em poucos polos e com um curso, hoje isso tá muito ampliado", frisa a Vice-Reitora.


Atualmente a Profa. Dra. Bárbara Melo é Vice-Reitora da UESPI


Doutora na área da Biologia, a Profa. Márcia Percília recebeu o desafio que mais tarde viria a ser sua segunda paixão acadêmica, promovendo uma revolução no NEAD, dentre os feitos, maior número de vagas no vestibular até então, ampliação de cursos e polos e a realização do Encontro Regional de Coordenadores UAB, que reuniu representantes do Piauí, Maranhão e Ceará.


A Profa. Dra. Márcia Percília realizou uma série de eventos que deram notoriedade ao NEAD


"A EaD só é meu segundo amor porque a Biologia vem em primeiro lugar, e olha que isso começou com um desafio ao aceitar o convite do Reitor Carlos Alberto. Acredito que fizemos um bom trabalho no NEAD, pois conseguimos levar o ensino de qualidade para 23 polos e conquistamos mais de 2 mil alunos, o vestibular com record de vagas em que foi ofertado mais de mil vagas para Graduação e 800 vagas para Pós-Graduação. Outra coisa importante foi reunir o Piauí, Maranhão e Cerará no Encontro Regional que serviu de base para o Encontro Nacional, tudo isso me dá muito orgulho de ter ajudado a construir o NEAD", enfatiza a atual Coordenadora do Curso de Licenciatura em Biologia do Campus Poeta Torquato Neto da UESPI.


Em 2014 quem passa a Coordenar o NEAD é a Profa. Dra. Margareth Torres, que tem história ligada ao Núcleo desde seus primeiros passos, quando ajudou a elaborar o projeto de captação de recursos para sua construção e também do primeiro Curso, o de Letras Espanhol. A capilaridade de polos também se deu em sua gestão, além da criação de um Laboratório que se tornara o produtor de conteúdo midíatico televisivo para UESPI.


O 13º salário para os servidores do NEAD foi conquista da Profa. Dra. Margareth Torres



"Em 2005 a Reitora Valeria Madeira nos chamou para elaborar o projeto do Curso de Letras Espanhol para EaD, onde também fizemos um para captação de recursos que seriam destinados a compra de equipamentos e construção da sede, este foi concorrido através de edital da CAPES. Lá atrás, quando iniciou suas atividades o NEAD só atuava em 4 polos, depois que assumimos, em 2014 ampliamos para 33. Fico muito feliz de ver que ajudei desde o início para que o Núcleo chegasse ao nível que está hoje, incluse promovendo juntamente do Centro de Ciências Humanas e Letras - CCHL um Programa de TV, que será exibido pela TV Assembleia", afirmou a Diretora do CCHL-UESPI.


E o atual Diretor, Prof. Vinicius Oliveira, recebeu o convite do Reitor Nouga Cardoso e o aceitou como um desafio, porém, já conhecia os procedimentos da EaD por ter tido experiências em outras instituições na modalidade. Metas para 2016 são a base da construção iniciada nos últimos 6 meses no comando do NEAD.


O atual Diretor do NEAD, Prof. Msc. Vinicius Oliveira assumiu no meio do ano e tem

como meta padronizar as atividades de cada curso em cada polo.


"Nós já tinhamos conhecimento de EaD por já termos tido experiências na Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz e na Universidade Federal Fluminense - UFF, mas foi um desafio aceitar o convite, pois pegamos o barco em meio a uma crise econômica no país que nos afetou muito. Estamos à frente somente a 6 meses e pudemos mapear praticamente todo estado do Piauí, para que no ano que vem possamos agir a partir da realidade encontrada no cenário visto nas visitas aos polos. Nossa metas para 2016 são a padronização de datas e formas de trabalhos dos cursos, regimentação do NEAD e inaugurar o Programa de TV junto ao CCHL, em parceria com a TV Assembleia, como firmado", finaliza o Diretor Geral do NEAD.


Entre vários feitos em 2015, a atual gestão garantiu mais um direito trabalhista para os colaboradores do Núcleo, que foi o pagamento de um terço do valor da bolsa no período de férias. Ano passado os colaboradores conseguiram através da última gestão o 13º salário.



 
 
 

Comments


© 2014 by Assessoria de Imprensa NEAD criado com Wix.com

bottom of page