Nead, a criança de 10 anos que é muito grande em ações
- Jhayson Phillipe
- 16 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
Nem sempre sinônimo de maioridade significa ter 18 anos, muitos feitos realizam-se antes mesmo de completar a fase adulta. Muitas ações proporcionam a melhoria de um Estado inteiro através das pessoas, mesmo residindo longe da capital. Exemplo de que mesmo novo pode conquistar várias coisas é o Núcleo de Educação a Distância - NEAD da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, que completa em 2015 sua primeira década.

Fachada da sede do Núcleo de Educação a Distância - NEAD/UESPI
Em 2005, quando começou suas atividades, ainda em parceria com a Universidade Federal do Piauí - UFPI, por ser a única instituição que podia concorrer a editais para a modalidade EaD ofertados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, por ser um órgão federal, a UESPI já dava indícios de que mais tarde faria com que o projeto Universidade Aberta do Brasil fincasse raízes em IES de nível estadual.
O início deu-se através da oferta do curso de Bacharelado em Administração Pública, através do Programa Nacional de Formação em Administração Pública - PNAP, em 4 polos. Em 2007, a CAPES lança novo edital, nesse estava aberto para instituição estadual, foi quando a UESPI concorreu e venceu, possibilitando planejar, estruturar e executar cursos. No ano seguinte veio o Primeiro Vestibular, com a oferta do curso de Letras Espanhol.
Em 2009, o NEAD já eram 11 polos. Outro edital proporcionou a UESPI concorrer a um montante financeiro que mais tarde seria aplicado para construção da sede do Núcleo e compra de equipamentos. A conquista beneficiou a instituição com a construção do prédio em 2010, dentro do Campus Poeta Torquato Neto - Unidade matriz da UESPI.

Placa de inauguração do Núcleo de Educação a Distância - NEAD/UESPI
Para contar essa história de sucesso, na próxima matéria especial sobre os 10 anos do NEAD, os Diretores que compuseram e o atual falam sobre o período em que estiveram à frente da gestão do NEAD e quais foram as conquistas alcançadas, além do que esperam para 2016.
Comments