top of page

UESPI realiza a I Jornada Piauiense de Linguística Sistêmico – Funcional, Multimodalidade e Multilet

  • Valéria Soares (ASCOM UESPI)
  • 11 de dez. de 2015
  • 2 min de leitura

A I Jornada Piauiense de Linguística Sistêmico – Funcional, Multimodalidade e Multiletramento da Universidade Estadual do Piauí- UESPI iniciou na manhã desta quarta (09), no auditório do Núcleo de Educação à Distância (NEAD). Compuseram a mesa de honra na solenidade de abertura: o reitor, Nouga Cardoso; a Vice- Reitora, Barbára Melo; a Pró-Reitora de Ensino e Graduação, Ailma do Nascimento; O Pró-Reitor de Administração e Recursos Humanos, Isídio Sousa; o Diretor do Núcleo de Educação à Distância, Vinícius Oliveira; o Representante da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Piauí, Lázaro Rodrigues; a Diretora de Relações Internacionais da UESPI, Maria Eldelita Franco Holanda; a Diretora de Relações Internacionais da UFPI, Beatriz Gama.

A Lingüística Sistêmica – Funcional está em pleno desenvolvimento no Brasil, em grupos de pesquisas e trabalhos científicos.” A Uespi ainda não possui pesquisas na área. Trouxemos o evento para começar a pensar nessa temática, criar grupos de pesquisas, e ampliar a discussão para os próximos eventos”, afirmou a Edelita Holanda, diretora da DRI.

A temática do evento trouxe alunos da graduação e pós- graduação para conhecer sobre as novas pesquisas na área de Linguística

A palestra de abertura foi com a Prof. Dra. Maria Viviane Herbele (UFSC), que abordou as “Contribuições da linguística Sistêmico-Funcional e Estudos de Multimodalidade para o Ensino”. A docente apresentou a natureza social dos processos de letramento, os textos como recursos semióticos, o estudo da linguagem no sistema, na arte , no conhecimento e no comportamento, bem como a análise de discursos. A pesquisa que atualmente desenvolve analisa narrativas multimodais em três espaços discursivos contemporâneos: no contexto escolar, em videogames e em livros de literatura infantil juvenil.

Prof. Dra. Maria Viviane Herbele, da Universidade Federal de Santa Catarina

Ela explica que o texto é sempre multimodal, seja o o escrito ou oral, como também a linguagem verbal e visual que é descrita através desse estudo que se faz com as narrativas. “Nós que trabalhamos com línguas estrangeiras há muito tempo utilizamos imagens em sala de aula. A novidade é que vamos trabalhar de forma mais sistemática, com embasamento teórico, do que simplesmente aquela imagem ser só uma ilustração para nosso alunos”, concluiu.

A jornada, que tem programação até o dia 11 de dezembro, conta com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI , e é promovido pelos Departamentos de Relações Internacionais da UESPI e UFPI.

Confira a Programação


 
 
 

Comentários


© 2014 by Assessoria de Imprensa NEAD criado com Wix.com

bottom of page