top of page

"Motorista-Professor", a história do servidor da UESPI que vem mudando sua vida graças ao

  • Jhayson Phillipe
  • 26 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Que a EaD muda vidas, disso não se tem dúvidas, tanto que provamos constantemente nas matérias em que produzimos com algum aluno que conquistaram sonhos graças ao Núcleo de Educação a Distância - NEAD. Dessa vez contaremos a história de Lourisval Vieira Soares, um servidor da Universidade Estadual que resolveu dar continuidade nos estudos como forma de incentivo por está sempre rodeado de Mestres e Doutores, com isso resolveu que queria ser professor.


Antes da solenidade de colação de grau


Lourisval é motorista da UESPI desde 2006, quando foi aprovado no último concurso para o cargo, antes disso trabalhou como vendedor de picolé, ajudante de pedreiro, padeiro, auxiliar de entregas, frentista, artesão, cabeleireiro, garçom e moto táxi, são tantas profissões que tanto ele como você faltam perder o fôlego ao falar ou ler tanta forma de ganhar a vida. Tudo isso fez com que ele passasse 10 anos sem estudar e após retomar, somente em 2008 concluiu o Ensino Médio.


Momento da assinatura de ata


No vestibular de 2010 ele consegue aprovação para o curso de Letras Português, no polo de Monsenhor Gil. Mas as dificuldades persistiram durante 4 anos de curso, a primeira foi a falta de habilidade com computador e internet, seguida das várias viagens que tinha que fazer a trabalho, perdendo aulas, mas sempre as recompensando.


Lourisval e sua mãe, dona Maria do Socorro Vieira


"Perdi alguns encontros presenciais e alguns prazos de atividades por está viajando à serviço da UESPI e mesmo andando sempre com meu notebook, em algumas cidades não tinha internet, inviabilizando assim a participação em fóruns, mas sempre recompensava com algum trabalho extra exigido pelos tutores e coordenadores", explicou Lourisval.


Da esquerda para direita, professores que incentivaram Lourisval, Profa. Conceição Mendes,

Prof. Vinicius Oliveira (Diretor do Nead) e Prof. Nouga Cardoso (Reitor da UESPI)


Os próximos passos para o recém formado em Letras Português são as Pós-Graduações, segundo ele não será ultrapassado nenhum degrau, a calma será fundamental para que almeje vôos maiores. "Primeiro vou fazer uma Especialização, para em seguida concorrer a uma vaga de Tutor no Nead e poder dar a contribuição a outros alunos, como tive enquanto graduando em Letras Português, só depois farei Mestrado e Doutorado. Enquanto isso vou fazendo concursos para professor estadual e municipal", destaca.


Os amigos foram prestigiar um dos momentos importantes da vida de Lourisval, Alessandro Mororó (Chefe do Setor de Transportes da UESPI) e a Profa. Laura Torres (Coord. de Tutoria de Letras Espanhol do Nead/UESPI)


Quando questionado se haveria um sonho maior, prontamente enfatizou "pretendo um dia ser professor da UESPI, assim como os docentes que transporto diariamente".


Momento em que o Reitor Nouga Cardoso elogia o empenho de Lourisval antes da entrega do diploma


A Educação a Distância proporciona a muitos cidadãos piauienses realizarem o sonho de conseguir ter um curso superior, com a condição de não ter que abandonar o emprego, a exemplo de Lourisval Vieira, que não teria condições de se graduar em no Regime Regular, pois não teria tempo de associar o trabalho ao curso. Assim como ele, vários outros cidadãos brasileiros.


 
 
 

Comments


© 2014 by Assessoria de Imprensa NEAD criado com Wix.com

bottom of page