top of page

O NEAD ajuda a construir um Piauí melhor

  • Jhayson Phillipe
  • 22 de out. de 2015
  • 3 min de leitura

O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí - NEAD/UESPI é um marco na modalidade para o estado, o ajudando a crescer. Na semana que se comemora o dia do Piauí, o NEAD mostra os dados de sua curta história, mas de grandes trabalhos prestados para o povo piauiense com resultados importantes no cenário educacional brasileiro.


Bandeira do Piauí


Seu início deu-se através de parceria com a Universidade Federal do Piauí - UFPI, uma vez que o edital lançado em 2005, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, só era destinado a instituições federais. Em 2008 a UESPI pode ofertar cursos próprios na modalidade EaD, surgindo aí o NEAD, que viria a ser instituído através de regimento institucional dois anos mais tarde.


Antes ofertava só um curso em parceria com a UFPI, onde somente 9 municípios, conhecidos por Polos, foram beneficiados. Tão logo se tornou núcleo tratou de ofertar um curso ímpar da UESPI, a Lincenciatura em Letras Espanhol, agora na modalidade EaD. Seu primeiro vestibular, em novembro de 2008 ofertou o curso em 8 municípios (Campo Maior, Oeiras, Picos, Piripiri, Bom Jesus, Corrente, União e Valença). Em 2015 o curso de Espanhol está em 29 polos.


No segundo vestibular, no ano de 2010, mais 4 cursos passaram a ser ofertados, Biologia, Letras Português, Letras Inglês e Pedagogia. Em 2013 houve um novo vestibular, com a oferta somente do curso de Administração Pública. Já no ano seguinte o vestibular proporcionou outros 2 cursos, História e Matemática.


Ainda em 2014, foi lançado o edital para mais 12 Pós-Graduações Latu Sensu. Em 2015 o NEAD dispõe de um leque de cursos tanto a nível de Graduação como de Pós-Graduação, totalizando 23, sendo 8 para quem vai ingressar no Ensino Superior e 15 para os que darão continuidade, ou seja, os já formados.


Presente em 33 polos (municípios), incluindo a capital, o NEAD consegue está em todas regiões do Estado e disponibilizar Educação Superior com o selo de qualidade da UESPI para aproximadamente 10 mil cidadãos. Dentre estes estudantes, alguns são de outros estado como Pernambuco, Ceará e Maranhão, por conta das cidades frontreiras, sendo assim um modelo que chega ao povo sem que eles precisem se deslocar para os grandes centros ou deixar famílias e empregos para se dedicarem aos estudos.


O Diretor Geral do NEAD, Prof. Msc. Vinicius Oliveira destaca que foi um desafio receber a direção do núcleo, mas enfatiza que o dever está sendo cumprido da melhor forma possível. "O ano de 2015 começou com muitos desafios, que estamos procurando superá-los. Para esta semana que se comemora o dia do Piauí, minha mensagem é que uma educação democrática e de qualidade está sendo ofertada para o povo piauiense através do NEAD/UESPI", destacou o prof. Vinicius Oliveira.


Graduação


Atualmente o NEAD oferta 7 cursos de Graduação, distribuídos em 6 licenciaturas e um bacharelado, sendo eles: Pedagogia, Letras Português, Letras Inglês, Letras Espanhol, Matemática, História e Administração Pública. Além destes, ainda tem o de Biologia, que formou suas primeiras turmas recentemente.


Pós-Graduação


O Núcleo dispõe de uma variedade de cursos de Pós-Graduação para sociedade piauiense, dispostos em diversos municípios estão os 3 ofertados através do Programa Nacional de Formação em Administração Pública - PNAP com Gestão em Saúde, Gestão Pública e Gestão Pública Municipal.


Os outros 12 cursos são: Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS; Gestão Educacional: Espaços Escolares e não escolares; Biodiversidade e Conservação; Língua Espanhola; Educação Infantil: Infância e Istituição Escolar; Gestão e Educação Ambiental; Língua Portuguesa; História e Cultura Afro Brasileira; Estudos Linguísticos e Literários; Ensino de Filosofia no Ensino Médio; Ensino de Sociologia no Ensino Médio e Ensino de Matemática no Ensino Médio.


 
 
 

Comments


© 2014 by Assessoria de Imprensa NEAD criado com Wix.com

bottom of page