Tutorial para o primeiro acesso a Plataforma Moodle do NEAD
- Sammara Jericó
- 25 de ago. de 2015
- 3 min de leitura

“A plataforma virtual do NEAD é intuitiva e fácil, de qualquer forma, nós sempre participamos das aulas inaugurais com a Direção do Núcleo para explicarmos direitinho aos nossos alunos como acessar o sistema”, afirmou José Macedo, que faz parte da Coordenação de Tecnologia da Informação e de Comunicação (CTICs) e que foi um dos coordenadores das equipes que viajaram no início do ano foi para os polos com o objetivo de apresentar e tirar todas as dúvidas quanto a plataforma Moodle do NEAD.
"É fácil acessar pela primeira vez o sistema. O aluno
não vai encontrar dificuldades", afirmou Macedo.
Mesmo depois das aulas inaugurais, a equipe da CTICs, Coordenada pelo professor Guilherme Enéas Vaz, continua auxiliando o aluno durante todo o curso porque sempre há alguma dúvida.
“É uma preocupação da CTICs que o aluno tenha facilidades no acesso a plataforma, porque será ali no computador que ele terá todas as suas atividades. Por isso, estamos sempre com o Coordenador do curso à disposição para ensinar o passo a passo de acesso desde como encontrar a página em sites de buscas até como recuperar a senha que permite o aluno entrar na plataforma para cumprir suas atividades”, explicou o prof. Guilherme, que ainda enfatizou que a recuperação da senha é um dos problemas mais recorrentes dos alunos.

Para o prof. Guilerme Enéas a plataforma exige pouco conhecimento de
informática porque o sistema do NEAD é muito intuítiva e fácil
“Nós não temos acesso a senha que o aluno cria, mas temos uma senha de administrador que nos permite auxiliar o aluno para que ele cria uma nova senha e tenha acesso a todo o conteúdo do curso. E essa recuperação é muito fácil e rápida para que o aluno do ensino a distância não perca tempo e prazos de entrega de atividades acadêmicas”, explicou.
PRIMEIRO ACESSO NA PLATAFORMA VIRTUAL DO NEAD
Além do momento reservado nas nas aulas inaugurais, onde o apoio de rede da CTICs explica nos polos como acessar a plataforma, o Pró-Reitor Adjunto de Ensino e Graduação (PREG/UESPI), professor Paulo Henrique Pinheiro, que é o Coordenador do primeiro curso de Especialização em EaD oferecido pela UESPI, organizou uma material impresso que está disponível no site do NEAD ( siteead.uespi.br) para que tantos os alunos da especialização como da graduação possam usar em caso de dúvida.
“Além do material impresso, nós produzimos uma material em vídeo para colocarmos na plataforma e isso será mais um tutorial explicativo para que nossos alunos não tenham dificuldades no primeiro acesso”, disse o prof. Guilherme Enéas, que ainda está finalizando o vídeo para ser disponibilizado aos alunos do NEAD.
Para Macedo o ambiente virtual do NEAD é muito fácil, mas precisa que o aluno tenha um mínimo de conhecimento de informática. A mesma opinião é compartilhada pelo Prof. Guilherme Enéas.
“Um mínimo de conhecimento é preciso para o aluno, mas eu posso garantir que mesmo àquele aluno que não tenha contato diário com computador, ele pode aprender no uso diário. Não existe nenhum comando que torne a interação entre aluno e professor improdutiva ou difícil”, afirmou o Coordenador da CTICs.
PLATAFORMA INTERATIVA
De acordo com os profissionais da Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação do NEAD, existem projetos para melhorar o ambiente virtual da plataforma.
“Estamos trabalhando para que alunos e professores tenham um ambiente mais interativo, com o uso das redes sociais e o registro na plataforma. Estamos buscando um efeito visual mais atraente porque sabemos que isso também é importante para motivar o aluno. De qualquer forma, sabemos que o sucesso no aprendizado no ensino a distância passa passa mais pelo interesse, motivação e organização do aluno para estudar em ambientes virtuais”, finalizou o professor guilherme Enéas
Comments