Reitor da UESPI e Diretor do NEAD participam de reunião para discutir parceria em Simões
- Jhayson Phillipe
- 6 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Em reunião realizada no Polo de Simões no último dia 03 de Agosto, representantes das empresas Contour Global, Casa dos Ventos, Queiroz Galvão e Geoconsult-PI, que estão se instalando para produção de energia eólica, estiveram presentes juntamente com o Magnífico Reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Professor Nouga Batista Cardoso,o Diretor Geral do Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UESPI), Professor Vinícius Oliveira, Superintendente da Secretaria de Estado da Educação - SEDUC, Prof. Carlos Alberto, e outros membros ligados à educação a distância da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para discutirem parcerias que beneficiem tanto as empresas como também o Polo do município e toda a comunidade da região.

Representantes se reuniram para discutir parceria público-privada para Simões e municípios vizinhos
O Superintendente de Ensino Superior da SEDUC, Prof. Mestre Carlos Alberto Pereira da Silva, destacou que a secretaria já é mantenedora dos polos, mas precisa de mais suporte e por isso uma parceria com as empresas é tão importante. "A parceria visa investimentos no polo, além de aproveitar o material humano que temos por lá, podendo dar oportunidade dos nossos alunos estagiarem nestas empresas. Essa perspectiva fluindo bem, tanto as empresas como o polo se beneficiam, contribuindo para o melhor aprendizado dos estudantes e desempenho da região", afirmou o representante da SEDUC.

Parque eólico sendo instalado no município de Simões-PI
A Coordenadora do Polo de Simões, Maria Bento, enfatizou que a presença dos representantes das empresas foi para conhecer o projeto da Universidade Aberta do Brasil no município e observar como funciona o processo de apresndizagem, pesquisa e desenvolvimento. Sobre os benefícios que a Educação a Distância pode receber está a possibilidade de ampliação. "Esperamos que com a parceria a gente possa conseguir ampliar o polo e, consequentemente, melhor atendermos o público com ensino superior de qualidade. Os benefícios dessa parceria são para todos que fazem parte do polo e a sociedade", destacou a Coordenadora.
O Diretor Geral do NEAD, Vinícius Oliveira, falou do compromisso social que as empresas têm e que isso pode ajudar no desenvolvimento do município, com isso a população será a maior beneficiada. "Esperamos que parte da riqueza explorada em território piauiense possa ficar aqui mesmo, podendo alcançar a população das regiões envolvidas. Agora vamos nos reunir com a UFPI e o Governador para discutirmos a ideia e projetar um Plano de Estado para conseguirmos ampliar a EaD de Simões e demais polos", pontuou o Diretor.

A UESPI se fez presente com o Reitor Nouga Cardoso e o Diretor do NEAD, Vinícius Oliveira, além do Superintendente da SEDUC, Carlos Alberto Pereira.
O Reitor da UESPI, Nouga Cardoso, pontuou que dentre os assuntos discutidos sua avaliação foi boa na perspectiva de que há a possibilidade da criação de um núcleo tecnológico na região.
"As empresas chegaram ao Piauí com isenção fiscal, mas têm que investir e nós da UESPI possuimos um bom recurso humano que nos possibilita ajudar nessa construção de melhoria para aquela população. Com a criação desse polo tecnológico não precisaremos mais importar profissional de outros estados ou países, pois formaremos nosso próprio povo", finaliza o Reitor da UESPI.
Comments