Curso de História do polo de Luzilândia realiza expedição à Serra da Capivara, em Raimundo Nonato
- Jhayson Phillipe / Sammara Jericó
- 8 de jul. de 2015
- 2 min de leitura
"Cursar História no Piauí tem seus privilégios, pois os conteúdos de pré-história podem ser demonstrados na prática em vários municípios do estado, como em São Raimundo Nonato, Piracuruca, Valença, dentre outros com registros históricos", afirmou o Tutor a distância do curso, Professor Júnior Carvalho.
Levando em consideração estes aspectos, o curso de História do polo de Luzilândia foi em expedição à São Raimundo Nonato para conhecer o Parque Nacional da Serra da Capivara, o Museu do Homem Americano, além de atividades realizadas no polo da cidade visitada.

Saída dos alunos para expedição de Luzilândia-PI
Sob a supervisão do Tutor a Distância, Júnior Carvalho, os alunos fizeram uma atividade de campo que ajuda na compreensão das teorias vistas em sala. "Os alunos não fizeram só uma aula-passeio, mas elaboraram projetos pré-determinados anteriormente", destaca o professor Júnior Carvalho.

Já em São Raimundo Nonato, os participantes viram as belas paisagens pré-históricas
Ao todo foram 28 pessoas, sendo 26 alunos e dois tutores. A turma, de acordo com o tuto, "responde bem aos conteúdos passados e aos projetos elaborados, tornando o ensino-aprendizagem uma via de mão dupla e promovendo ainda mais qualidade na formação dos futuros professores", afirmou.

Pinturas rupestres são bem destacadas nas rochas do Parque Nacional da Serra da Capivara
O retorno da viagem da turma foi pelo Campus Torquato Neto, onde alunos e professores foram recebidos pelo Magnífico Reitor da UESPI, Professor Nouga Batista Cardoso, pela Vice-Reitora, Professora Bárbara Olímpia, pelo Pró-Reitor de Administração, Professor Raimundo Isídio, pelo Diretor Adjunto do NEAD, Professor Arnaldo Brito, além de outros representantes da Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

A Administração Superior da UESPI e a Direção do NEAD receberam os alunos para
visualizar o que produziram durante a viagem
Para os alunos esse tipo de atividade motiva para a continuidade do curso, além de poder aprender na prática processos históricos. Agora, a turma espera participar de outras atividades com tanto aqui no Estao como em outras cidades do Brasil e quem sabe uma viagem internacional.

Produção por parte dos alunos do material didático sobre suas experiências na cidade histórica
"Cada viagem é um conhecimento a mais", destacou Alan Dias. Já Francisco Alves enfatizou que "uma coisa é viajar como turista para os pontos históricos, outra é viajar como aluno de história ou historiador".
O curso na modalidade a distância pode proporcionar um aprendizado mais eficiente quanto se trata dos vários mecanismos tecnológicos. Para Ivanessa Araújo a "EaD forma novos profissionais, pois a própria aplicabilidade da informática pode ser levada para sala de aula no dia a dia quando estivermos atuando como professores".
O conhecimento prévio dos alunos fez o professor Júnior Carvalho lançar desafios para a turma em prol do melhor desenvolvimento das disciplinas. "Lancei vários desafios para turma enquanto trabalhamos as disciplinas de prática pedagógica, fundamentos da antropologia e história antiga e a culminância foi a boa resposta em todas atividades, inclusive a da visita à São Raimundo Nonato", afirmou o tutor.
O cronograma para finalização deste projeto ainda prever filmagens da apresentação dos trabalhos em escolas públicas, que acontece na segunda semana do mês de julho e mesas redondas para debater os resultados obtidos nas metodologias desenvolvidas.
Comments