Laboratório Interdisciplinar é inaugurado na UESPI
- Jhayson Phillipe / Sammara Jericó
- 18 de jun. de 2015
- 3 min de leitura
A interdisciplinaridade é um fator importante na formação de todas áreas do saber. Nessa perspectiva, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), foi contemplada pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior com o Projeto LIFE - Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, que envolve os cursos ofertados pelo Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da UESPI.
O projeto foi elaborado pela Diretora Geral do CCHL, professora Doutora Margerth Torres de Alencar Costa, com a colaboração das professoras Drª Nize da Rocha Santos Paraguassu Martins, Profª Drª Maria Suely de Oliveira Lopes e a Profª Drª Stela Maria Viana Lima Brito, e que tem como Coordendora Institucional a Professora Edina Maria de Sousa Luz.
A inauguração dos espaços do LIFE aconteceu hoje pela manhã e controu com a presença do Magnífico Reitor da UESPI, Professor Doutor Nouga Cardoso; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Ailma do Nascimento; o Pró-Reitor de Administração, Raimundo Isídio; Pró- Reitor de Pesquisa e Pós-graduação; Geraldo Eduardo da Luz; Pró-Reitor Adjunto de Ensino e Graduação, Paulo Henrique da Costa Pinheiro, o Prefeito Universitário, Renato Aragão e o Professor Antonio Maureni Vaz Verçosa de Meloos do CCHL.
VÍDEO 01: Reitor faz a inauguracão dos laboratórios do Projeto LIFE
SALA PARA REALIZAÇÃO DOS PROJETOS DO LIFE
A UESPI disponibilizou para o LIFE dois espaços físicos para a execução de todos os projetos cadastrados na PREX ( Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários).
O primeira sala é para a realização de aulas teóricas-práticas dos cursos de licenciatura ofertados pelo CCHL, NEAD e PARFOR, como também o curso de Bacharelado em Comunicação Social. O espaço conta com notebooks, cadeiras e está toda estruturada com ar-condcionado, lousa, internet, equipamentos de som e todo material necessário para que os docentes possam ministrar as aulas.
O segundo espaço, em parceria com o curso de Comunicação Social, é estruturado com estúdio de gravação, sala de aula, ilha de edição, câmeras, microfones. Esse ambiente também conta com estrutura para reunião de pautas para a produçào de vídeos e programas audiovisuais.

Administração Superior da UESPI na primeira sala do LIFE, onde ficam os notebooks para as aulas
teóricas-práticas. O espaço tem capacidade para receber até 25 alunos por cursos
"Esse espaço vai ser um ponto de encontro entre a UESPI com os professores da rede pública, que teãro aqui uma oportunidade de se reciclarem, trocarem ideias com os docentes da UESPI, descobrirem novas tecnologias que podem ser inseridas no dia dia da sala de aula", afimou a Professora Margareth Torres.
Para o Reitor Nouga Cardoso, o Projeto LIFE vai permitir um compartilhamento de ideias e conhecimento. "Estou muito feliz com esse Projeto LIFE. Ele vai possibilitar um encontro entre os nossos docentes pesquisadores e os professores de diversas licenciaturas. Todos os projetos que serão realizados, com certeza, vão contribuir para a formação acadêmica de todos", ressaltou o Professor Nouga Cardoso.

Sala 02: Espaço para reunião de pauta, edição das vídeoaulas e programas audiovisuais, que serão produzidos com o apoio do curso de Comunicação Social da UESPI

O estúdio de gravação foi reformado completemante para atender as exigências do Projeto LIFE e da CAPES.
De acordo com o Reitor da UESPI, o LIFE será fundamental na formação dos futuros professores, pois a prática de ensino, ministrada nos cursos de licenciatura não dá a condição do aluno se ver. "A tecnologia é um forte aliado e o LIFE traz isso. Com a tecnologias é possível fazer a auto-avaliação por parte dos professores. Eles vão poder se ver e com isso identificar o que pode ser melhorado na sua aula", destaca o Reitor Nouga Cardoso.
VÍDEO 02: Professora Margareth Torres faz a inauguracão dos laboratórios do Projeto LIFE
A Profa. Margareth Torres enfatizou que o intuito do LIFE é proporcionar um trabalho colaborativo entre docentes, alunos bolsistas e discentes; mostra a importância do diálogo interdisciplinar para a atuação profissional dos licenciandos e professores da educação básica.
"Vamos ampliar a visibilidade e a importância da UESPI para todo o Estado. Vamos mostrar que na instituição se produz conhecimento de qualidade e as ações voltadas para prática em sala de aula serão fundamentais para o desenvolvimento de todos. O LIFE ajudará principalmente os professores no processo que envolve a tecnologia, fundamental para os novos moldes do ensino-aprendizagem, que contará com o importante trabalho dos jornalistas e estudantes do curso de Comunicação Social da UESPI, construindo assim a interdisciplinaridade". E para finalizar a Diretora do CCHL informou que em breve o Campus da UESPI no município de Piripiri tamb;em terá um Laboratório LIFE.
Comentarios