top of page

II Encontro de Pedagogia do NEAD traz temas importantes na formação em EaD

  • Jhayson Phillipe / Sammara Jericó
  • 20 de abr. de 2015
  • 2 min de leitura

Cerca de 200 estudantes do interior movimentaram o campus Clóvis Moura da Universidade Estadual do Piauí - UESPI na realização do II Encontro Acadêmico do curso de Pedagogia do Núcleo de Educação a Distância - NEAD.


DSC_7733.JPG

Haviam alunos de norte a sul do Piauí representando seus polos


Os estudantes vieram dos vários polos espalhados pelo Estado para trocarem experiências, adiquirirem mais conhecimentos e expor seus trabalhos. Ainda houve a participação de estudantes do regime regular da UESPI.


Na sexta (17), a mesa "O processo de formação de professore do ensino fundamental através da EaD" teve como mediador o Prof. Dr. Raimundo Dutra, Coordenador do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UESPI e as palestrantes Profa. Dra. Bárbara Melo, Vice-Reitora da UESPI, Profa. Dra. Rosângela Pereira, Coordenadora Pedagógica do NEAD, e a Profa. Esp. Sanna Chris.


DSC_7743.JPG

A temática proporcionou um bom debate no auditório central do Clóvis Moura


A professora Rosângela enfatizou a alfabetização tecnológica, que é comum nos dias de hoje e falou da diferença dos meios para lidar com crianças e com adultos no âmbito educacional. "As ciranças e adultos têm norteadores diferentes, enquanto os menores devemos lançar mão de vários meios, como por exemplo a linguagem não verbal, os maiores já têm uma competência internalizada", destacou a Coordenadora Pedagógica.


DSC_7756.JPG

A professora Rosangela foi bastante elogiada pelos alunos pelos pontos discutidos


Duranta as discussões acerca dos meis tecnológicos surgiu o questionamento sobre o uso desenfreado de smartphones pelos alunos em sala de aula na educação básica. Prontamente a Vice-Reitora, Bárbara Melo disse que eles podem deixar de ser um vilão para ser um aliado por parte do professor. "Pode-se didatizar o uso dos smartphones nas aulas, como por exemplo, utilizar um aplicativo que auxilia na escrita, ou seja, a tecnologia pode sim ser uma aliada no método eduacacional", pontuou a Vice-Reitora.


DSC_7755.JPG

O uso do smartphone pode ser um aliado do professor para o aprendizado do aluno,

foi o que destacou a Vice-Reitora


Dentre as contribuições postas pela professora Sanna Chris no evento, ela deu dicas de vários materiais e sites para pesquisa na área da docência, onde foca as ferramentas digitais.


DSC_7725.JPG

As dicas de material e sites da profa. Sanna Chris foram importantes para os futuros docentes


Um dos formandos do polo de Água Branca, Reginaldo Adriano, já está no seu segundo curso superior, ambos pela EaD e diz o quanto é importante eventos como esse. "A EaD abriu caminho para que eu ingressasse em um curso superior, hoje já estou no segundo pela modalidade. Estes eventos são de suma importância, pois podemos socializar com outros professores e colegas de outros polos, essa troca de experiência também ajuda na formação", finaliza o aluno do 8º período de Pedagogia.


DSC_7759.JPG

A troca de experiências em eventos é importante para formação, segundo Reinaldo Adriano


O evento ainda contou com minicursos, 7 ao todo, realizados em dois dos três dias de encontro e 5 grupos de trabalhos.

 
 
 

Comentários


© 2014 by Assessoria de Imprensa NEAD criado com Wix.com

bottom of page