top of page

Coordenadoras de Espanhol realizam visita aos polos para acompanhar a conclusão do projeto de Estagi

  • nerd uespi
  • 30 de mai. de 2014
  • 3 min de leitura

Durante visitas realizadas, nos dias 16 ao polo de Simões e Inhuma, dia 17 a Buriti dos Lopes e São João e dia 24 aos polos de Canto do Buriti e Castelo a Coordenadora do Curso de Espanhol do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Leiliane de Vasconcelos relatou que a visita serviu como modo de orientar os alunos nesse momento do curso, “Desta vez acompanhamos os resultados de segundo momento da disciplina de estágio supervisionado II, que às vezes assusta os alunos por se tratar de práticas na sala de aula”, Com carga horária total de 400 horas, o curso de Espanhol possui na sua grade curricular quatro disciplinas de estágio.

Existe uma necessidade de criação de parcerias de projetos entre os alunos, professores da Educação a Distância (EAD) e as escolas, “Os estágios 1 e 2 contemplam o universo do Ensino Fundamental, um entrave para esses alunos é que no Estado do Piauí o espanhol não é uma matéria obrigatória no ensino fundamental, só entra na grande escolar a partir do ensino médio, devido a isso, esses projetos são criados e ministramos essas aulas para os alunos do nível fundamental”, relatou a Coordenadora do Curso.

Segundo a Profª Conceição Magalhães, Coordenadora do Estágio Supervisionado de Espanhol, que junto com a Prof. Leiliane de Vasconcelos formou a equipe de visitação, os resultados da visita foram positivos, já que houve uma grande aceitação das escolas e enorme participação por parte dos alunos, “Fiquei muito alegre em ver o empenho dos nossos alunos, as escolas que não colocaram dificuldades para aceitar os projetos, os Supervisores e Tutores de Estágio, acima de tudo, os alunos do ensino fundamental que foram os principais para que esse projeto tivesse êxito, iam assistir às aulas, cantaram em Espanhol, apresentaram peças teatrais, contou.

Considerações da coordenadora Leiliane de Vasconcelos, sobre cada polo visitado:

Inhuma


“Os alunos por grupo apresentaram o trabalho realizado nas escolas e demonstraram a satisfação de ensinar pela primeira vez a língua espanhola. Foram dinâmicos criativos e usaram de músicas, imagens e outros. Para realizar algo que é quase mágico para eles.”

Simões


“Os alunos com ajuda e participação de toda equipe dedicada do polo e sempre com apoio de todos os agentes, realizaram um evento grande e organizado com muitos alunos, coordenadores e diretores das escolas, onde apresentaram o que foi realizado no mini curso envolvendo a cultura espanhola, dramatizações, músicas, danças, coral, tudo realizados pelos alunos do mini curso que se mostraram dedicados e interessados em aprender.”

São João


“O clima de festa de São João contagiou o grupo e assim foi feito o estagio e mostrado os resultados com muita motivação, festa, música e alegria. Aos que não tinha ainda experimentado a tarefa de ministrar aula se encantaram com a proposta de mini curso e das aulas dinâmicas.”

Canto do Buriti


“Grupo organizado e dedicado ao curso foi o que observamos em Canto do Buriti. Os alunos também estavam muito motivados na apresentação dos resultados, cada grupo mostrou o que de bom tinham realizado socializaram o que os alunos no mini curso apresentaram. Outros grupos até trouxeram os alunos, que realizaram práticas de conversação e cantaram em espanhol.”

Buriti dos Lopes


“Foram apresentaram os resultados das práticas para o grupo, mostraram imagens e a importância do estágio para eles. O que chamou atenção foi a declaração de uns alunos sobre a emoção de serem chamado de professor pela primeira vez e da importância que eles representaram para os alunos da escola. Os mini curso foram realizaram com carinho e recebidos com muito dedicação por parte da comunidade escolar, os alunos se surpreenderam com tamanha procura por parte dos alunos da escola.”

Castelo


"Último polo a ser visitado, porém não deixou a desejar. Apresentaram os resultados dos mini cursos, falaram sobre as dificuldades, mas conseguiram realizaram a proposta prática da disciplina ministrar espanhol de uma forma mais prática de dinâmica e com muita qualidade e dedicação".

“A experiência das atividades observadas serviu para comprovar que um trabalho realizado com dedicação, amor e pensando no bem maior, a educação de um povo, podemos realizar bons projeto e atividades. Tudo isso resultado de uma equipe coordenada e orientado pela coordenadora de estágio do curso de Espanhol-EAD a professora Maria da Conceição Magalhães Costa e sua equipe de supervisores e tutores de estágio.” Finalizou a Leiliane de Vasconcelos.

 
 
 

Comments


© 2014 by Assessoria de Imprensa NEAD criado com Wix.com

bottom of page