Diretora do NEAD participa de seminário do PASEM em Brasília
- nerd uespi
- 22 de abr. de 2014
- 2 min de leitura
Clique para ampliar Entre os dias 3 e 4 de abril em Brasília (DF), foi realizado o Seminário Nacional do Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul: os caminhos da formação docente.
O evento é uma realização do Ministério da Educação em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e uma ação do Programa de Apoio ao Setor Educativo do Mercosul.
A Professora Margareth Torres de Alencar, Diretora Geral do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Estadual do Piauí(UESPI) e responsável pelo projeto de Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da UESPI, compareceu ao evento juntamente com os professores Raimundo Dutra, Coordenador do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), e Francisca Lúcia, Coordenadora de Área de Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid) de Biologia do Campus Torquato Neto. “A programação do evento foi direcionada para a questão da qualidade da formação docente e dos programa que tem haver com o tema, como o Pibid, o PARFOR e o LIFE”, explicoua Diretora MargarethTorres.
O Seminário teve como objetivo principal promover o debate e a proposição de políticas de formação docente para a integração regional no Mercosul, por meio do diálogo com os gestores e pesquisadores em educaçãopodendo refletir sobre o tema a partir das próprias experiências e dos estudos realizados. “O Seminário serviu para apresentar os primeiros resultados do Programa que jáexiste há4 anos e para discutir os trabalhos que foram feitos, onde nós, participantes da formação docente no Brasil, pudemos contribuir com nossa opinião a respeito desse tema”, contou a Professora Francisca Lúcia.
LIFE - Programa inovador para práticas pedagógicas
“O LIFE é um programa de apoio a laboratórios interdisciplinares para a formação de educadores. Nós do LIFE nos vimos incluídos no PASEM, pois tivemos discussões sobre a qualidade na formação de professores, a normalização eas diretrize”, contou a Professora Margareth Torres sobre o programa que tem como objetivo articular as áreas de conhecimentoe assim promovera comunicação e a interação entre os cursos de licenciatura do Centro de Ciências Humanas e Letras-CCHL, PARFOR e NEAD.
Além de uma interação com professores brasileiros de vários estados do País, o evento contou com a participação e troca de experiência com docentes de países da América do Sul.“Nós entendemos que nunca tínhamos parado para entender como era trabalhada a questão da formação docente,como é vista por outros países como Argentina, Uruguai e Paraguai. Lá,tivemos a oportunidade de conhecer uma experiência chamada de passantillas, que são intercâmbios realizados por professores com projetos para trocar informações sobre a educação nesses países. Assim,foi possível fazer uma comparação estudando a realidade desses lugares no sentido de buscar melhorias e unificar essas questões para esses países do Mercosul”, finalizou.
Comentários